Onde está a lei?

Av. Conde da Boa Vista é um dos principais focos da poluição visual

Av. Conde da Boa Vista é um dos principais focos da poluição visual

Pontes do Recife perdem a beleza em meio a pichações

Pontes do Recife perdem a beleza em meio a pichações

Anúncios, cartazes, banners, pichações e propagandas, as ruas do Recife estão sendo engolidas pela poluição visual. Quem nunca passou pela Av. Conde da Boa Vista e se sentiu incomodado com a quantidade de anúncios nas paredes? O desconforto sentido por aqueles que caminham em meio ao bombardeio comercial é notável. A certeza de que a história da sua cidade está dando espaço a papéis colados em paredes não agrada ninguém.

O que poucos sabem é que a poluição visual é crime, já que pode afetar diretamente a segurança pública, o patrimônio cultural e até mesmo a saúde mental da população. Porém, comparando com os demais crimes de poluição, a pena atribuída a ela é bastante inferior e ligada na maioria das vezes à educação ambiental. Na lei dos crimes ambientais, mais precisamente no Art.65, pune de três meses a um ano todos aqueles que picharem ou grafitarem edificações ou monumentos sem autorização do proprietário.

A Prefeitura do Recife parece não se importar com o que é visto na cidade. O que pensa um turista quando se depara com a ponte Duarte Coelho ou Maurício de Nassau repleta de códigos indecifráveis? Coisa boa não é. Apenas em festas como o carnaval, a Prefeitura se mobiliza e “limpa” a cidade.

Pode-se afirmar que a poluição visual tem crescido excessivamente nos últimos anos, e que medidas devem ser tomadas com urgência para que a Veneza Brasileira não se transforme em um outdoor ambulante.

Por  Rebeka Catharine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s